ULTRASSOM

Policlínica São Lucas

Ultrassonografias

Policlínica São Lucas

Ultrassonografia Obstétrica Transabdominal

Ultrassonografia realizada pelo abdome para avaliação da vitalidade fetal (crescimento e desenvolvimento), quantificação de líquido amniótico, estimativa do peso fetal e posicionamento fetal, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento fetal,  assim como outros fatores específicos que podem influenciar na assistência obstétrica ao parto e pré-natal. Este exame é realizado a partir das 12 semanas de gestação.

Policlínica São Lucas

Ultrassonografia Obstétrica Transvaginal

Ultrassonografia via vaginal para detecção precoce da gestação e suas características como idade gestacional, viabilidade embrionária, diagnóstico da gravidez múltipla, alterações anatômicas do útero, cicatrizes uterinas, avaliação placentária e implantação embrionária. Este exame é realizado em geral até 10 semanas de gestação

ultrassom-transvaginal

Policlínica São Lucas

Ultrassonografia Morfológica do 1º Trimestre

Realizada entre 11 e 14 semanas de gestação, preferencialmente com 12 semanas. Tem como objetivo a avaliação de sinais ultrassonográficos (marcadores) relacionados a risco de doenças cromossômicas e gênicas, além do estudo da anatomia e desenvolvimento fetal. Entre os principais sinais avaliados estão a Translucência Nucal, o Comprimento do Osso Nasal e a Dopplervelocimetria do Ducto Venoso. Neste período, a identificação ultrassonográfica do sexo fetal apresenta limitações.

Recomendamos a realização de Dopplervelocimetria das Artérias Uterinas, para estimativa de risco de Pré-Eclâmpsia e Restrição de Crescimento Fetal, podendo ou não estar associado com Marcadores Bioquímicos.

Policlínica São Lucas

Ultrassonografia Morfológica do 2º Trimestre

Realizada preferencialmente entre 20 e 24 semanas de gestação. Tem como objetivo a avaliação detalhada da anatomia e desenvolvimento do feto, além da busca de sinais morfológicos de doença cromossômica ou infecciosa fetal e estimativa de risco para anomalias genéticas ou estruturais.

Recomendamos a realização por ocasião deste exame, a Ultrassonografia Transvaginal para Medida do Colo Uterino e outros parâmetros, para estimativa de risco de parto prematuro. Como complemento, é realizada a Dopplervelocimetria para avaliação da interface materno-fetal.

gravida-ecografia-506

Policlínica São Lucas

Ultrassonografia Morfológica do 3º Trimestre

O exame é realizado a partir de 26 semanas de gestação e serve para avaliação do crescimento e desenvolvimento fetal, estimativa de risco materno e fetal, e avaliação do bem-estar fetal através de parâmetros específicos. Considera-se que este é o melhor momento para realização da Ultrassonografia Tridimensional (3D e 4D).

1287998
Atendimento via WhatsApp